Orquite: o que é e como tratar?
A orquite é uma reação inflamatória aguda que ocorre em resposta a uma infecção na região dos testículos, glândulas sexuais responsáveis pela produção dos espermatozoides e da testosterona, o hormônio sexual masculino.
Pode ocorrer desta inflamação acometer também o epidídimo, outro órgão que compõe o aparelho reprodutor masculino e, neste caso, a doença passa a ser chamada de orquiepididimite.
Quais são as causas da doença? Existem fatores de risco?
A principal causa da orquite é a contaminação pelo vírus da caxumba, já que 20 a 25% dos homens que têm caxumba desenvolvem a orquite.
Indivíduos que tiveram história de relação sexual desprotegida ou apresentam hiperplasia prostática benigna (HPB), anormalidades congênitas, infecções urinárias recorrentes e um histórico de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) têm mais chances de serem acometidos.
Além disso, pacientes imunocomprometidos (que apresentam falhas nos mecanismos de defesa do organismo) também estão mais vulneráveis ao desenvolvimento dessa condição.
Quais são os principais sintomas?

A orquite apresenta alguns sintomas característicos, por exemplo:
- Dor testicular gradual;
- Aumento do volume do testículo;
- Vermelhidão na bolsa escrotal;
- Ardência ao urinar.
Além desses, o paciente poderá apresentar sintomas gerais, por exemplo, náuseas, cansaço, dores musculares, dores de cabeça e febre.
Importante ressaltar que a dor nos testículos, apesar de ser um sintoma comum da orquite, também pode ter outras causas.
Por isso, é fundamental procurar um urologista ao sentir este incômodo para investigar qual sua causa e iniciar o tratamento adequado.
Veja mais sobre a dor no testículo no nosso Blog!
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito com base na história e no exame clínico do paciente, avaliando a presença dos sintomas.
Ademais, podemos solicitar exames de urina e/ou exames de sangue, que ajudam no diagnóstico, bem como a ultrassonografia da bolsa escrotal, importante para diferenciar a orquite de outras causas de dor testicular.
Como é o tratamento para a orquite?


Podemos adotar diversas tratativas no tratamento, por exemplo:
- Repouso;
- Uso de analgésicos e anti-inflamatórios;
- Uso de antibióticos e outros medicamentos em casos de ISTs.
Além disso, o uso de suspensório escrotal, com o objetivo de manter os testículos suspensos e imóveis, e a aplicação de compressas geladas são medidas simples que podem ajudar no controle da dor local.
O sucesso do tratamento da orquite depende diretamente da identificação da causa que promoveu a inflamação dos testículos e do início precoce do tratamento.
O que pode ocorrer se o paciente não buscar ajuda médica?
Na maioria dos casos, a orquite tem cura e não deixa sequelas no organismo, caso o paciente trate o problema adequadamente.
No entanto, quando o paciente demora a procurar ajuda, se há dificuldade na realização do diagnóstico ou quando é feito um tratamento incorreto, podem surgir complicações que agravam o quadro:
- Perda da função testicular;
- Redução da fertilidade;
- Atrofia dos testículos;
- Formação de abscessos potencialmente fatais;
- Hidrocele tardia.
Portanto, se você estiver com caxumba e/ou apresentar algum dos sintomas listados acima, busque imediatamente um médico urologista para ajudá-lo.
Cuide sempre da sua saúde!
Dr. Antônio Rocha Jr.
Urologia e Cirurgia Geral - CRMPI 6227 | RQE 4222
- Formado em medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI);
- Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Heliópolis (São Paulo);
- Residência médica em Urologia pelo Hospital Estadual Vila Alpina (São Paulo).
Dr. Antônio Rocha Jr. atende em seu consultório em Teresina onde consegue dar completa atenção às particularidades de cada indivíduo.
Assim, se empenha para chegar em um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.